SIGA 
SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO ACADÊMICA


 
APRESENTAÇÃO
 
acesso ao siga usp acesso ao siga usp
novidades novidades
fale conosco fale conosco
equipe equipe
 
Integrar uma Universidade cada vez melhor, mais preparada para enfrentar seus desafios é o que toda a comunidade USP deseja. Por essa razão, a Pró-Reitoria de Graduação tem trabalhado a fim de permitir o aperfeiçoamento constante de seus cursos. Para atingir este objetivo a Universidade não pode prescindir de processos de avaliação. Avaliação, que deve ser entendida como instrumento essencial de gestão, sem a qual não se pode alcançar a diretriz do aprimoramento. A rigor, seus instrumentos são inerentes à própria realidade universitária, não se confundindo com qualquer atitude de julgamento, tampouco de punição. Um bom sistema de avaliação utiliza-se de um conjunto de ferramentas, abordagens e parâmetros, que devem orientar os funcionários, docentes e não docentes, sobre as diretrizes adotadas pela universidade para o seu desenvolvimento.

Neste contexto, um dos instrumentos edificados para aprimorar os cursos de graduação e as atividades universitárias é o SIGA - SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO ACADÊMICA estruturado, a partir deste semestre, em dois módulos: SIGA USP, compreendendo os Indicadores da Graduação e o instrumento dos Gestores; e o SIGA UNIDADES. Com a implementação do SIGA UNIDADES os módulos de DOCENTES E ALUNOS deixam de compor obrigatoriamente o portal, ficando a critério de cada Unidade sua implementação.O SIGA pauta-se no entendimento que a Avaliação é processo formativo e propositora de responsabilização, complementa a proposta de uma metodologia de avaliação que, em função da diversidade de situações, histórico e condições de realização dos cursos, observe a especificidade de cada Unidade. Nesse contexto, no SIGA UNIDADES cada Unidade tem autonomia para definir, elaborar e implementar seus processos e instrumentos. Deste modo, é fundamental que cada Unidade realize procedimentos ancorados em seus contextos, suas concepções e critérios para garantir sua incorporação nas rotinas das unidades e o uso efetivo dos seus resultados, como condição de sua credibilidade e legitimidade.

O SIGA é constituído de um conjunto de instrumentos que visam a construção de uma visão mais nítida das condições de realização dos cursos, visão essa na qual os Indicadores de Graduação tem um papel fundamental. As informações produzidas pelo SIGA, antes de tudo um instrumento de gestão, tem como objetivos fundamentais:
  • implementar processo de avaliação construtiva dos cursos;
  • detectar e mapear particularidades e/ou inconsistências da realidade dos cursos, possibilitando um acompanhamento mais efetivo do desenvolvimento dos cursos em suas distintas dimensões e o refinamento das análises dos projetos político pedagógicos e da estrutura curricular;
  • promover a valorização das atividades do ensino de graduação;
  • apoiar o desenvolvimento de uma cultura institucional interna de avaliação no sentido de preservar e aprimorar os cursos de graduação;
  • definir ações de apoio institucional, em particular de melhoria das condições de infra-estrutura conforme critérios definidos pela Pró-Reitoria de Graduação.
Mais uma vez, a Pró-Reitoria de Graduação convida todos a integrarem esse processo de acompanhamento e gestão dos cursos de graduação da Universidade. A participação de cada um dos colegas docentes e estudantes é essencial ao processo contínuo de construção da universidade. Como o SIGA é um sistema que visa beneficiar diretamente os cursos de graduação, espera-se, portanto, a adesão de toda a comunidade acadêmica ao preenchimento dos instrumentos disponíveis para que a USP continue a construir sua história de qualidade e excelência.

Telma Maria Tenório Zorn
Pró-Reitora de Graduação
Abril (2013)

 SUA OPINIÃO FAZ A UNIVERSIDADE